top of page

Retenção de Ovo em Aves –

O que fazer em casa!?

 

 

Por Dr. Felipe Victório de Castro Bath 

 

Prezados leitores e amigos! Estou de volta e hoje o tema é sobre um dos maiores problemas reprodutivo que é retenção de ovos em aves. Já deixo um abraço especial aos meus amigos Jose Luis e Cida – JLC por estarem sempre presentes. Boa leitura!

 

Um dos maiores erros que se pode fazer é cruzar machos e fêmeas muito novos. Vejo praticamente aves adolescentes cruzando por aí. Talvez por falta de conhecimento, mas a grande maioria é por ganancia mesmo. Se na média se tem 5% de problemas com ovopostura esse percentual cresce absurdamente em aves muito jovens ou muito velhas.

 

O ponto de partida sem duvida é um bom controle sanitário. Todo plantel deve ter os exames atualizados de saúde. Estes quando voltados para reprodução envolve no mínimo exame de Salmonelose, micoplasmose que interferem diretamente na reprodução e qualidade dos ovos, sem esquecer o exame parasitológico de fezes. Crio que seja o mínimo e se pensar no custo x benefício não se compara. O valor de apenas 1 filhote já paga o investimento. Porque investir em sanidade é poupar o seu dinheiro. 

 

Mas reter o ovo não quer dizer que ele esta preso de fato ou atravessado. Na grande maioria das vezes essa retenção se faz por motivos mais simples como a fêmea não encontrar local adequado para a postura, primeira postura onde a passagem é mais estreita, ovos de tamanho anormais, presença de casca mole, atonia muscular. Ovos de casca mole revelam um problema nutricional ainda maior no plantel. Dificilmente falta luminosidade no criatório. Lembrando que o ovo demora de 18 a 36 horas para formar sua casca e postura precipitada pode ocorrer com casca mole caso esta fêmea passe por alguns estresses de manuseio, transporte, etc.. 

 

Quanto as dimensões e qualidade de casca de ovo normalmente as doenças acima citadas tem grande participação, assim como azoospermia ou esterilidade no macho ou falta de postura de ovos na fêmea. Aquela fêmea que gala, mas não coloca ovos deve ser investigada, assim como os galadores que galam e não enchem nada ou falham. 

 

Do ponto de vista pratico e para dar um conforto para o animal algumas medidas são fundamentais para que esta fêmea coloque o ovo e sobreviva. A primeira dessas é fornecer uma fonte de calor para esta ave. Pode ser um aquecedor de gaiola, uma lâmpada de 40 ou 60W próximo a gaiola ou bolsa térmica. O importante é aquecê-la para que economize energia e tenha um conforto melhor. O segundo passo é fornecer uma fonte de energia, uma vez que a ave estará se alimentando pouco e bebendo pouca agua a opção é colocar uma pitada de açúcar na agua dando-lhe energia suficiente para retomar as contrações. 

 

Obviamente qualquer ave debilitada deve ter sua dieta reforçada e aí depende da espécie em questão, mas de tudo para este animal que esteja ao seu alcance. E como ultimo recurso disponível em casa pode fazer leve massagem com movimentos circulares próximos a cloaca da ave. Caso a postura não ocorra em 24 horas não se aventure em automedicações ou a leigos na internet e leve sua ave ao veterinário especializado mais próximo. Não se esqueça de que mesmo após colocar esse ovo a ave ainda precisa de cuidados e deve ficar em observação.  

 

Despeço-me por aqui. Desejo a todos um ótimo mês! "Sempre é tempo de se aprender".

 

NIAAS - Núcleo de Internação para Aves e Animais Silvestres

Atendemos em Domicilio e na Rua Campos Sales, 109 na Tijuca, em frente ao América FC dentro do Criadouro Picinini. 

Normalmente de Segunda a Sexta de 8 as 12h. Sábados de 8 as 18h. Domingo de 8 as 14h. Nao se esqueça de agendar sua consulta. Na dúvida traga o seu companheiro não espere uma consulta pelo telefone. 

Agende sempre sua visita.

(21) 25677323 (21) 25677292 
(21) 25677304 (21) 81014122 
(21) 78795270 ID.:10*96860 

 

felipebath@hotmail.com

bottom of page