top of page

Infertilidade na Criação de Aves

 

 

Prezados leitores e amigos! Estou de volta e como sempre trago de forma descontraída e sem palavras elaboradas a verdade sobre algum assunto no nosso cotidiano das aves. Já deixo um grande abraço aos amigos de longe em Volta Redonda e Tres Rios e para o pessoal de Santa Catarina que ama a nossa coluna. Hoje o assunto é curto e grosso e falaremos sobre infertilidade em aves. Se acomodem e boa leitura. 

 

A pergunta da moda agora é: O que fazer para meu galador voltar a encher ovo!? As pessoas pensam que existe um remédio único e milagroso que trará a sua maravilhosa ave ao apogeu de Afrodite. Não existe milagre. Infelizmente o preparo de uma ave ou plantel começa 1 ano antes. O primeiro passo é observar se sua ave esta em condições de reproduzir, ou seja, esta obesa ou não. Ave obesa não reproduz pelo simples fato de superaquecer a mesma levando a uma não produção de espermatozóides ou óvulos na fêmea na maioria das vezes. 
 
O segundo passo é observar as condições higiênico-sanitários do plantel. Muitos criadores só gritam por ajuda quando já perdeu mais de 50 ovos em branco.. Todo criador deve pensar com 1 ano de antecedência os seus passos. Não adianta que não vai salvar a temporada no meio. Todo plantel deve fazer exame parasitológico de fezes. É o mínimo!! Mas se for uma pessoa com visão fará também cultura e antibiograma, salmonelose e micoplasmose. 
 
A visão empresarial deve mudar. Isso se chama investir no seu plantel. Muitos compram galadores por pequenas fortunas e não investem 1 real com veterinário, exames e profilaxia. E quando investe quer resultado imediato, para estes prefiro nem atender.. Não tem outra matemática 90% das vezes de infertilidade existe alguma doença dessas atuando de forma subclínica o que leva muitas vezes a repetidas mudas ou ate mesmo a retirada da ave da reprodução. 
 
O primeiro sinal de que alguma coisa não esta indo bem é exatamente sucessivas trocas de penas. Voce pode ter certeza que sua ave esta doente. Dificilmente é por carência de vitaminas e tudo mais. Mas dei uma vitamina melhorou você vai dizer. Melhorou por enquanto, mas continua sem encher ovo. Aí com certeza o curioso que te indicou o  medicamento vai falar que a ave ainda não firmou e não esta com ordem.. pelo amor dos meus filhinhos vamos ser mais críticos um pouquinho. Vitaminas e suplementos são bons.

 

Tem suas indicações também, mas nem tudo é isso. 
 
Então, já vimos que obesidade atrapalha tanto o macho quanto a fêmea, assim como outras doenças como micoplasmose, salmonelose e outras bactérias. Conto um segredo, 90% dos seus problemas estão aqui. Agora o grande vilão de todos é o excesso de medicamentos que vejo usarem.. é remédio pra tudo.. é a tal da prevenção que escuto falar.. prevenção de que!? Alguém toma remédio para prevenir gripe, diarréia ou pneumonia.. só se for um hipocondríaco. Outro fato é o uso de medicamentos sem rótulos e inapropriados que se vendem por aí.. será que a Vigilância Sanitária nunca viu isso?!

 

Se é tão bom porque não usa para si próprio!?
 
 
Vamos amadurecer e termos senso crítico das coisas. Ainda bem que proibiram a venda nas farmácias de antibióticos sem prescrição de um profissional. A guerra mercadológica é absurda e parece que existe alguém gritando comprem.. comprem.. medicamento só com o consentimento do seu veterinário especializado.
 
Não existe milagre. Em fêmeas vocês devem ter o mesmo raciocínio. Vejo muita gente sobrecarregar suas fêmeas de carbohidratos e proteínas como se isso fosse resolver todos os problemas. Vejo muita gente dar ração de codorna para Curió e outras aves somente pela ganância de vê-la colocar 3 ou 4 ovos. A fábrica um dia vai parar e uma fêmea que deveria viver no mínimo uns 20 anos não passa de 8. Valeu à pena?! A vida útil reprodutiva seria muito maior se respeitássemos mais a fisiologia de nossas aves.  
 
Então retomando o raciocínio. Afinal Dr. o que faço de errado para meu macho não encher ovo?! É uma mistura de despreparo, desqualificação de mão-de-obra no plantel e desespero em ver seu patrimônio simplesmente desvalorizado em 1 ano. Então quando já vem com a história que o macho não enche ovo. Pergunto se sinceramente quer recuperá-lo ou não, pois amigo criar é uma arte. Tem tanta informação hoje disponível. Não automediquem suas aves, pois com certeza só vai piorar a situação delas. Despeço-me por aqui com o ar de tristeza de que poucos farão os exames e irão procurar um veterinário especializado, mas com a cabeça tranqüila de dever cumprido. Deixo o pensamento do dia: ´´ Ter falhado significa ter lutado. Ter lutado significa ter crescido´´

 

 

Por DR Felipe Bath

NIAAS - Núcleo de Internação para Aves e Animais Silvestres
 
Atendemos em Domicilio e na Rua Campos Sales, 109 na Tijuca, em frente ao América FC dentro do Criadouro Picinini.
 
Normalmente de Segunda a Sexta de 8 as 12h. Sábados de 8 as 18h. Domingo de 8 as 14h. Nao se esqueça de agendar sua consulta. Na dúvida traga o seu companheiro não espere uma consulta pelo telefone.
 
Agende sempre sua visita.
(21) 25677323 (21) 25677292
(21) 25677304 (21) 981014122
(21) 78795270 ID.:10*96860
 
felipebath@hotmail.com

bottom of page